domingo, junho 11, 2006

 

NCLIS - para aconselhar as políticas



A U.S. National Commission on Libraries and Information Science (NCLIS) é uma agência do governo federal dos Estados Unidos que tem a missão de aconselhar o Presidente e o Congresso nas políticas nacionais e internacionais no que diz respeito às bibliotecas e informação. Tem também o papel de avaliar a adequação e as deficiências dos recursos e dos serviços das bibliotecas e de informação, e ainda desenvolver planos gerais para satisfazer as necessidades nacionais em termos de bibliotecas e informação.

Criada em 1970, esta organização tem fornecido orientação e desenvolvido actividades diversas, por exemplo autorizando estudos, desenvolvendo investigação e levantando dados estatísticos, fazendo auditorias.

Muitas das iniciativas da NCLIS estão associadas à produção de estatísticas sobre as bibliotecas. No entanto dividem-se em certos campos específicos, como por exemplo os serviços das bibliotecas para idosos, o sucesso educativo, ou o papel das bibliotecas na promoção da saúde.
Os seus estudos estão disponíveis no respectivo sítio na Internet. Veja-se por exemplo um, muito simples, com dados estatísticos genéricos das bibliotecas americanas (http://www.nclis.gov/statsurv/summarystats.pdf ).

Pode-se a partir daqui reflectir sobre o que se passa em Portugal neste campo, e tentar compreender o quanto poderíamos beneficiar de uma instituição deste tipo. Efectivamente as estatísticas sobre as bibliotecas portuguesas estão dispersas e são genericamente pouco fiáveis, como tem sido repetidamente afirmado por diversos investigadores.

E parece senso comum que o governo português, o presidente da república e os responsáveis políticos aos mais diversos níveis só teriam a ganhar, e teriam certamente mais possibilidades de acertar nas suas políticas, se as baseassem em estudos regulares feitos com bases científicas.
Comments:
Realmente o nosso país tem que seguir o exemplo dos outros e temos todos que perceber que a investigação e as estatísticas no âmbito das bibliotecas são essenciais para o nosso progresso. Navegarmos neste site da NCLIS é um bom exercício para termos noção do trabalho que está por fazer...
 
Surpreendente no enfoque que merece no website, mas nada que não tenhamos já entendido como necessidade, a importância que se dá ao papel das bibliotecas no reforço dos bons hábitos de saúde e na integração plena dos idosos.

O que não surpreende tanto é, infelizmente, encontrar mais uma área em que Portugal (i.e., os sucessivos Governos) ainda não se lembrou de investir. Recordar a falta de actividade na área da investigação- acção e a inércia dos intitulados "Institutos" e "Comissões" em aspectos focais da vida social. Aprendamos com os exemplos, mesmo que não acreditemos muito nos nossos decisores! Afinal, se George Bush o faz...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?